quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Preparação para o 1º bimestre

Na postagem anterior estão relacionados os conteúdos que serão trabalhados em todo o ano letivo de 2011. Nessa postagem, segue apenas os temas abordados no 1º bimestre, com dicas de estudo:

1º Ano

No primeiro capítulo da unidade I, iremos descobrir os conceitos chave da ciência geográfica, entre os quais podemos destacar O Espaço, A Paisagem e o Lugar. A partir da significação desses temas, buscaremos uma contextualização que será a base para o entendimento da Geografia. Sabendo-se que o objeto de estudo da disciplina Geografia é o próprio espaço, iremos promover uma abordagem de como esse espaço é produzido e chamado de espaço geográfico. É o ponto de partida para o nosso estudo.

No capítulo 2 da primeira unidade faremos um breve resgate histórico da organização do espaço, a formação dos Estados nacionais e os países atuais. Com isso, saberemos como os países de hoje foram formados e como novos países poderão surgir no mundo. Iremos destacar temas como território, fronteiras, soberania, etnia, raça, nação e povo. Lembrando que sempre esses temas chave serão contextualizados, evitando-se assim o estigma da Geografia como sendo uma matéria "decoreba".

Finalizando a primeira unidade do livro, no capítulo 3 iremos ver O espaço e suas representações, que é a introdução ao entendimento dos famosos mapas, que ilustram os livros didáticos e são um dos melhores instrumentos de trabalho da Geografia. Iremos recordar as coordenadas geográficas (latitude, longitude, paralelos e meridianos), estudaremos a importância da cartografia, bem como o uso de alguns símbolos cartográficos. Iremos enfocar nosso estudo em relação a questão da Escala (vale revisar temas de matemática e física) e nas projeções cartográficas. Bons estudos!




2º Ano

O mapa do Brasil nem sempre foi igual ao que vemos hoje nos livros. Ao longo de toda a sua história, a produção do espaço geográfico brasileiro veio transformando os traçados sobre os mapas que configuram o seu território. Na unidade I (parte 2 do livro didático), vemos no primeiro capítulo como o território do Estado brasileiro - República Federativa do Brasil está consolidado; as duas regionalizações que podem ser adotadas e seus diferentes critérios de organização. Em seguida veremos como o planejamento regional foi responsável pelo desenvolvimento das regiões brasileiras. Uma breve descrição de cada uma das regiões do Brasil vai ser feita, destacando os dois tipos de regionalização.

No capítulo 2 dessa unidade, vamos falar um pouco da política externa do Brasil (destacando a Alca e o Mercosul) e como nosso país está inserido em um mundo globalizado. Vamos saber como a economia brasileira deixou de ser caracterizada no setor primário e como as industrialização se instalou. O ponto principal desse capítulo são as duas faces de um mesmo tema: o desenvolvimento econômico e o aumento das desigualdades sociais. Como o Brasil pode crescer economicamente e isso não refletir na melhoria das condições de vida do povo brasileiro? Para responder a perguntas desse tipo devemos analisar alguns indicadores socioeconômicos e refletir sobre esses assuntos. Mas apenas descrever esses problemas não vai servir de nada. Precisamos saber o que nós podemos fazer enquanto cidadãos para melhorar o cenário de nosso país.




3º Ano

Nesse primeiro momento iremos relembrar temas cartográficos, decifrando as informações contidas nos mapas. Vamos nos acostumar com alguns cálculos e saber com habilidade questões referentes as localizações geográficas do espaço mundial. Outros temas que também merecem destaque nesse bimestre para os alunos do 3º ano são a organização do espaço geográfico no capitalismo e no socialismo, a nova ordem mundial e a globalização. Importantes conteúdos da geografia humana, assim como a geopolítica mundial, que em tese, esperamos que esses temas estejam nítidos nos alunos, visto que já foram trabalhados no 8º e no 9° ano do ensino fundamental, bem como exercitados no 1º ano do ensino médio. Mas vale revisar agora, já que são muito cobrados em vestibulares e enem.

Bons estudos!